domingo, 14 de março de 2010

Temporada 2010 de Fórmula 1

Hoje começou a temporada 2010 de Fórmula 1, no moderno circuito de Bahrein, em pleno deserto de Sakhir. Contando com algumas novidades, como a alteração na pontuação, dando ao vendedor 25 pontos, ante 10 pontos das temporadas anteriores, além de permitir um maior número de participantes de pontuarem em uma prova, agora são dez - ano passado apenas os oito melhores pontuavam, provavelmente teremos uma competição com maior número de pilotos disputando as primeiras colocações.
.
Ao mesmo tempo, algumas novas equipes, o que aumentou o número de competidores, 24 no grid de largada. Brasileiros são 4, Felipe Massa, o veterano Rubens Barrichello, Lucas Di Grassi, e o estreante Bruno Senna, sobrinho do tricampeão brasileiro.
.
Creio que, independente do que aconteça, as quatro melhores equipes classificados hoje são as franco atiradoras ao título, Ferrari, Mclaren, Mercedes e Red Bull, e as que disputarão, corrida a corrida, as melhores posições.
.
Mas acredito que a dobradinha da Ferrari hoje, com Alonso e Massa, talvez nos dê um panorama do que será esta temporada. Nos acostumamos a ver sempre a Ferrari disputando o título até a última prova nos últimos tempos, e não creio que este ano seja diferente. Tanto que, só na primeira década deste século, foram 6 títulos. Este ano vou um pouco além, creio que o campeonato de 2010 já tenha dono, antes de começar a pegar fogo: Fernando Alonso.
.
Creio que Alonso não tenha se tranferido para a Ferrari à toa. Um dos melhores e mais experiente piloto em relação aos colegas, sempre imaginou que se tivesse um melhor carro, teria tudo pra fazer parte do seleto grupo de tricampeões mundiais. Já a Ferrari, ainda que tenha em Massa um piloto competitivo, queria alguém que realmente fizesse a diferença, como fora Schumacher. Ambos os pilotos, quando contratados pela equipe italiana, eram bi-campeões mundiais.
.
Com todo respeito a Massa, a quem considero um piloto com grande talento, acho o espanhol mais preparado, e mais experiente, ainda que particularmente não simpatize muito com ele. Mas na disputa entre os dois atuais pilotos da Ferrari, o espanhol é quem não precisa provar nada, pois já conquistou duas temporadas pela Renault, enquanto Massa ainda busca seu lugar ao sol, na terra dos campeões mundiais. Talvez isso possa fazer diferença, no sentido positivo, para o brasileiro, ao longo do ano.
.
Quanto ao Vettel, trata-se de um bom e rápido piloto, mas sua equipe, a Red Bull, que também é bem rápida e competitiva, às vezes fica a desejar. O atual campeão, Jeson Button, não creio que fará muita coisa este início de ano, pois seu carro ainda me parece limitado. Mas é claro que, ao longo das provas, muita coisa pode acontecer, e as equipes sempre tendem a evoluir.
.
Já Hamilton, está sempre por ali, sempre beliscando um pódio, sempre entre os primeiros. Alguns podem alegar sorte, mas não creio que a sorte bata tantas vezes à mesma porta, acho que ele tem talento mesmo. Se sua equipe evoluir, creio que estará disputando o primeiro lugar em todas as corridas.
.
Quanto ao Schumacher, parece que se cansou da aposentadoria, desistiu de ficar em casa, ou mesmo com o monótono cargo de consultor da Ferrari, e partiu para as pistas novamente. Não tem nada pra provar a ninguém, seus sete títulos e seus recordes não precisam de explicação, justificativa, e não creio que carecem de descofianças. Mas, como os demais, depende da evolução do seu carro, além de sua própria evolução, uma vez que estava parado. Porém, de uma coisa todos sabem: se sua equipe se equiparar ao nível da Ferrari, ele terá vaga garantida no pódio.
.
Quanto a prova de hoje, além da beleza do circuito do Bahrein, talvez tenhamos visto um resumo prévio do que será 2010: dobradinha da Ferrari, com Hamilton sempre por ali, querendo seu espaço na fotografia e no pódio. Espero estar enganado, mas não acredito muito nisso não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário