Hoje tivemos a segunda etapa do circuito de fórmula 1, em Melborune, na Austrália. Uma corrida disputada, com algumas surpresas, positivas eu diria. A começar pelo Jeson Button, que terminou em primeiro colocado, apesar de em determinado momento da prova ter andado em último lugar. Sua Mclaren tem evoluído, e ele agora ocupa o terceiro lugar na classificação geral.
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Na segunda colocação, Kubica deu as caras; para que não se esqueçam dele. Levou uma Renault que não anda no mesmo nível das ferraris, mclarens, mercedes e red bulls, mas que andou o suficiente para se manter bem colocado ao longo da prova, com méritos próprios, diga-se.
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Em terceiro, Felipe Massa com sua Ferrari e com os pneus desgastados deram para o gasto. Ele fez uma excelente largada, saindo de quinto e indo para segundo. Mas hoje a Ferrari mostrou suas limitações, e ele não conseguiu sustentar a posição ao longo da corrida. Foi superado por vários pilotos, e conseguiu o pódio por uma conseqüência de vários fatores, mais externos do que por próprio mérito.
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Atrás de Massa veio Alonso. Ao longo da corrida, o espanhol me pareceu camarada demais do piloto brasileiro, dando trégua praticamente por toda corrida, sem ameaçá-lo. Talvez por ainda ser início de temporada, não quis criar atrito com o brasileiro, uma vez que o quarto lugar ainda o manteria em primeiro, na classificação geral.
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Por outro lado, o fato de se arriscar não correndo tantos riscos, pode fazê-lo ir "mordendo" pontos importantes ao longo da competição. O espanhol bem sabe que um campeonato não se faz somente realizando ultrapassagens mirabolantes, tampouco ser o destaque e vencedor de uma única corrida. Sabe que o caminho para ser campeão é mais longo, mais linear, sem erros e exageros ao longo das provas, que no fim das contas, vai vencer aquele com maior regularidade e que tiver maior número de pontos quando o show terminar.
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Mas, pra mim, Alonso fez a melhor defesa da corrida, ao, quase no final da prova e sendo perseguido perigosamente por Hamilton, retardar a freada de uma curva, e fazer com que o inglês rodasse e perdesse a oportunidade de ultrapassá-lo. Hamilton vinha com seu carro mais veloz, mas a experiência e habilidade do espanhol sobressaíram ao final.
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Com o incidente, Hamilton ainda se enroscou com Mark Webber, que o acompanhava de perto, e prejudicou a posição de ambos. Melhor para Nico Rosberg, da Mercedes, que ficou com o quinto lugar, seguido de Hamilton, e Liuzzi. No mais, pouca coisa interessante. Barrichello conseguiu um oitavo lugar, Webber ainda conseguiu o nono, e Schumacher um discreto décimo lugar, e foi só. Os demais só complementaram o grid.
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Mas, ao olharmos a classificação geral dos construtores, vemos a Ferrari já abrindo 70 pontos, seguida pela Mclaren, que tem 54, e a Mercedes com 29.
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Contudo, o grande desastre nesse início de temporada está para Sebastian Vettel, que fez as duas poles positions com sua Red Bull, tem andado sempre a frente, mais rápido que os demais, mas possui um carro pouco confiável para o desenrolar das corridas, e até agora não conseguiu mostrar muita coisa. Na verdade, o jovem piloto alemão, apesar de ser uma grande promessa para o futuro, ainda não decolou. No fim das contas, apesar de um pensamento precoce, ainda acho que o espanhol Alonso, por enquanto, é o grande favorito ao título, mas, de qualquer jeito, muita água ainda vai rolar.
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