terça-feira, 10 de novembro de 2009

Só o Simon viu!!!

Jogador Obina, do Palmeiras - foto retirada da internet.

Como são engraçadas as coisas. Acabo de ler uma entrevista do Simon, árbitro polêmico, que anulou o gol legítimo do Obina, domingo, no jogo entre Palmeiras e Fluminense, no estádio do Maracanã.
.
É notável como as pessoas são incapazes de admitir seus erros. Mais ainda, dizem terem visto coisas que ninguém mais viu. Nem mesmo os adversários.
.
E isto não é só no futebol, estou pensando num contexto amplo. Tudo bem que o ser humano é moldado pelo que o cerca, tem suas falhas, suas imperfeições. Todos, sem exceção são assim.
.
Carlos Eugênio Simon, gaúcho, é um árbitro de futebol polêmico. Como todos na vida, acerta e erra. E como muitos, quando erra, não tem a capacidade, a humildade de admitir seu erro. Mais ainda. Disparou: "se a televisão não viu a falta do Obina, eu vi". Já justificando, "se ninguém viu, é porque não deu tempo da câmera filmar, mas que aconteceu, aconteceu!"
.
A CBF o afastou até o fim do Campeonato Brasileiro, por considerar haver excessos de erros conseqüentes ao longo dos últimos meses. Contudo, não acredito que seu ato tenha sido motivado por corrupção. Não pela corrupção financeira. Acredito que tenha sido uma falha, um equívoco, talvez pelo excesso, talvez pela pressão, muitos fatores podem ter influenciado. Talvez falta de aprimoramento profissional, reciclagem, estratégia e treinamento que o fizessem estar concentrado, melhor preparado.
.
Só que, infelizmente, arbitragem de futebol é algo que muitas vezes prejudica o jogo. E por se tratar o futebol profissional de um negócio financeiro, seus profissionais deveriam ter mais responsabilidade, mais preparação.
.
Claro que uma partida de futebol sem arbitragem não teria a menor condição de acontecer, quanto mais de terminar. Só que, acredito eu, um árbitro tem poder demais dentro do campo, o que lhe permite facilmente errar, e prejudicar.
.
Esse tipo de erro, que influencia um resultado, não é tolerado nem perdoado na economia global. E sendo o futebol o que é, não sei se podemos considerá-lo profissional. Não é tolerável, rentável, atrativo, um fator externo interferir de forma tão direta.
.
Se um time tem a capacidade de marcar um gol e sair vitorioso, em uma partida muito disputada, até mesmo épica, isto é sinal que o espetáculo atinge seus objetivos, e todos ganham com isso, até os perdedores.
.
Porém, da forma como as coisas têm acontecido, para todos em geral, sem distinção de time ou agremiação, não podemos chamar isso de profissionalismo. É lamentável.
.
Gasta-se tanto com tanta besteira, na área esportiva, por que não criar um sistema inteligente, capaz de permitir que um resultado seja influenciado somente pelas falhas ou brilhantismo dos jogadores? Não acho que esse tipo de falha, a da arbitragem, seja para dar emoção ao jogo, ou mesmo fomentar as conversas de botequim espalhadas por todos os canais de televisão com aquela balela cansativa.
.
Pra mim, é lamentável. Não que o Palmeiras não seja campeão por isso, afinal o time não vem jogando nada faz pelo menos um mês. Os jogadores, de repente, perderam a inspiração, o apetite pela vitória, e isso talvez somente eles saibam os motivos. Por outro lado, os adversários estão jogando, alguns muito, como é o caso do Flamengo, talvez hoje o time mais agradável de se assistir.
.
Mas penso no campeonato como um todo, como algo maior que as pessoas que o fabricam, e suas falhas grotescas. E são tantas que a questão da arbitragem talvez nem seja parte do conjunto de maiores problemas.
.
Mas acredito que deveria haver bom senso. Algo que anda distante de muita gente, e que está fazendo falta nos dias de hoje, nos dias de ontem, nos dias de amanhã. Por fim, quem ganhará o campeonato? Bom, acredito que isto será um mero detalhe para a maioria.

Um comentário:

  1. Não foi só o Simon que viu! Eu vi e o comentarista da Band (que transmitia o jogo) também viu!

    Agora imagina anularem um gol de um time paulista (irregular por sinal) e este time perder a liderança: A CULPA DEVE SER DO JUIZ, neh!! e este deve ser punido! Assim diz a mídia do centro do país e seus impensantes seguidores!

    Agora, cobrar falta com a bola rolando e desta jogada resultar um gol irregular (Final da Copa do Brasil, onde o Corinthians e a arbitragem ganharam do Inter)a pífia imprensa central nem comenta e nem o juiz sofre punição alguma!

    Esta é a realidade, a midia e os times do Centro do país mandam e desmandam no futebol brasileiro!

    Mas mesmo assim, nós sulinos, nortistas, nordestinos temos muita garra e quando entramos em campo ganhamos não só de times, de 11 jogares, mas de um bando de puxa-sacos (para não dizer quarilha)...
    E quando ganhamos é porque merecemos, não porque a arbitragem nos ajuda!

    Somos guerreiros! Somos honrados! Isso basta!

    ResponderExcluir