domingo, 18 de outubro de 2009

Swat - O Filme

Foto do filme Swat

Trata-se de uma superprodução, recheada de efeitos. Lançado em 2003, não se trata de um lançamento, mas é um filme de ação de primeira linha. Contando com um elenco muito bem escalado, tem em Samuel L Jackson e Collin Farrell, seus grandes astros. O filme ainda tem a participação de Michelle Rodrigues, famosa pela seqüência dos filmes Velozes e Furiosos, Olivier Martinez, LL Cool J, e grande elenco.
.
É engraçado ver como esses filmes norte-americanos de ação policial são próximos do que conhecemos por aqui. Policial honesto, policial corrupto, disputa de poder, alguém passando a perna em alguém. São conceitos e valores universais, por isso essas superproduções fazem tanto sucesso; além é claro de criarem um roteiro de ação sem perder o fôlego.
.
O que vale, no fim das contas, é a diversão. E aqui neste filme ela está garantida. Desde o treinamento dos policiais, para ingressarem no esquadrão de elite, algo que vimos posteriormente no brasileiro Tropa de Elite, até as perseguições e explosões.

Com o argumento partindo do princípio que um bandido capturado oferece U$ 100 milhões de dólares para quem o libertar da cadeia, inicia-se uma jornada em que inúmeros grupos de bandidos e policiais fazem de tudo para libertar o famigerado e colocar as mãos na recompensa milionária; e, claro, cabe ao grupo da Swat escoltá-lo e mantê-lo preso.
.
Contudo, tem uma cena que me chamou a atenção, revendo-o novamente hoje. A cena em que os bandidos usam rifles de alto alcance para derrubar um helicóptero da polícia, fazendo-o explodir ao cair no meio de uma avenida. Muito parecido com o que aconteceu no Rio de Janeiro ontem. E as semelhanças são tantas, que tanto na vida real quanto no filme, aparecem os chefes de polícia explicando que os bandidos têm armamento de alto alcance, para esclarecer como as aeronaves foram atingidas.
.
Outra semelhança que vejo, aí estou falando somente no campo da ficção, é deste filme com o longa nacional Tropa de Elite. Claro que reservadas as diferenças tanto de realidade social de cada ambiente, quanto de narrativa cinematográfica, ambos os filmes falam de esquadrões de elite da polícia que passam por questionamentos públicos, revelam a facilidade em se corromper a instituição policial, e os treinamentos intensivos para entrar na equipe.
.
Coloquei algumas fotos, todas retiradas do próprio site do filme, pois estão bem convidativas. Swat foi um seriado de grande sucesso nos anos 1970, tinha uma música bem legal, que, acredito, seja conhecida pela maioria das pessoas, e tocava todas as vezes em que a equipe entrava em ação. No longa-metragem a música é mais discreta. Aliás, a trilha sonora não me chamou tanto a atenção. Poderia ter sido melhor explorada. Mas tudo bem, como eu disse, no fim das contas você se diverte, e pra um filme de ação, cumpre muito bem seu papel.
.
É interessante como tem sido comum os estúdios hollywoodianos lançarem filmes baseados em seriados de sucesso, independente do gênero. Na maioria das vezes eles têm acertado. E os efeitos especiais, assim como o som, categorias à parte, tem tido participações de grande destaque, dando mais emoção às produções. Desde que o filme tenha efeitos e conteúdo, acho ótimo, vale a pena ver.


Um comentário: