sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Trenzinho Caipira - Heitor Villa Lobos

Foto de Heitor Villa Lobos, retirada de arquivo da internet

Será possível explicar a emoção ao se ouvir a música "O Trenzinho Caipira", de Heitor Villa Lobos? É como um estouro de sensações que toca em mim, quando inicia o primeiro apito abafado da locomotiva, quase como soltando um golfo de fumaça, e em seguida embalando lentamente, quase como em câmera lenta e desistindo de sua jornada.
.
De repente, noutra golfada, eis que a locomotiva embala, e o trenzinho segue, pronto para desbravar as matas que corta. Nascido em 1887, Heitor Villa Lobos foi o maior compositor de música erudita que o Brasil já viu nascer. Criou e deixou um legado jamais alcançado, com uma qualidade única.
.
Iniciado na música pelo pai, com o violoncelo, em 1900 já tocava em cinemas, teatros e cafés. Peregrinou pelo Brasil ainda jovem, tomando conhecimento de ritmos musicais regionalistas, que mais tarde marcariam sua concepção ao criar seus estilos e estéticas, e composições singulares.
.
Contudo, o sucesso chegou em vida, ainda novo, sendo consagrado no Brasil com A Semana da Arte Moderna, de 1922; teve a oportunidade de se apresentar ao redor do mundo, como na França, onde morou em Paris, na Itália, nos Estados Unidos, em Israel, na Argentina, na Colômbia, dentre tantos outros lugares que o receberam como gênio, e enalteceram seu nome e obra.
.
Acusado por alguns de ter apoiado o golpe militar do governo Getúlio Vargas, teve atuação política sim, contudo através de sua música e de inúmeros projetos ligados a ela. Era natural que qualquer governante, dada a envergadura do Maestro, querer uma aproximação.
.
E Heitor correspondeu, pois tinha grande interesse na divulgação e extensão de seu trabalho. Daí o governo ter patrocinado inúmeros projetos do músico, que viajava incessantemente divulgando seu trabalho. Em seguida recebe o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Nova Iorque, saindo, em seguida, por uma turnê nos Estados Unidos. Lá foi considerado "o maior compositor musical das Américas", colocando seu prestígio num patamar jamais alcançado até então por um músico brasileiro.
.
Teve um câncer no estômago diagnosticado por volta de 1948, e, após uma cirurgia de emergência, passou a ter uma vida mais regrada. Morto em 1959, deixou uma vasta obra com mais de 1500 composições.
.
Dizia ele sobre a própria obra: “Sim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente para tudo que escrevo.”
.
O Trenzinho Caipira...
.
Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra,
vai pela serra, vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário