quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tecnologia versus Entretenimento


Acompanhando a programação da TV a Cabo, em sistema digital, estou imaginando o que a tecnologia está disponibilizando ao público. Em questão de tecnologia, pode até ser que tenha melhorado, diversificado, e a idéia de poder ver tv, vídeo ou acessar a internet de qualquer lugar com pequenos aparelhos me agrada sim.
.
Contudo, vejo que a qualidade da programação é que está defasada. Seja em qual mídia for. Com tanta capacidade variada para se trabalhar, pesquisar, explorar, por que será que tem gente que vive ainda hoje preso ao passado?
.
Claro que há modernidade, há coisas positivas, mas parece-me que o crescimento da qualidade das produções não acompanhou o crescimento do desenvolvimento de novas tecnologias. Felizmente, artistas podem hoje gravar e divulgar suas músicas, filmes, livros com mais facilidade do que no século passado. E quando você garimpa as produções, encontra sempre coisa muito boa.
.
Só que, por outro lado, há regimes e ideais arcaicos, empoeirados e com teias de aranha, que não se dão conta do quanto são retrógrados, ignorantes, contrários à realidade. Quero apenas a oportunidade de escolha, mas de escolhas com qualidade. Parece-me que as pessoas não buscam se formar mais com louvor e conhecimento.
.
Hoje, as pessoas acessam a internet, enviam e recebem e-mails, possuem uma conta no twitter e acham que são usuários avançados de informática. É muito pouco, ou quase nada. A impressão que tenho é que até o pacote office está ficando de lado. Quantos sabem, de fato, usarem o power point e o excel?
.
Não quero fazer o tipo pessimista, nem lamentar as coisas. Pelo contrário, sou um entusiasta de tudo que acontece de novo, e acredito piamente que toda tecnologia disponível hoje deve estar voltada para que nós possamos nos aprimorar profissinalmente, e nos aproximarmos dos outros, melhorando nosso convívio social. Vamos testar as tecnologias e utilizá-las da melhor forma. A comunicação jamais será a mesma, espero que nem nós.

Um comentário: