Vírus H1N1. (Foto retirada da internet)
Aproveitando mais um momento de insônia, um pouco de gripe e cansaço, estou pensando em escolhas possíveis. Se você precisa ficar um pouco em casa e repousar, não será na TV que será possível encontrar consolo. A TV aberta de hoje tem se mostrado sem nenhum conteúdo. Seja informativo, seja diversão. Nada se aproveita, tamanha superficialidade da sua programação. Aliás, uma programação arcaica, voltada para o passado, repetindo as mesmas piadas e formatos de programa de trinta anos atrás.
.
Por outro lado, a TV a Cabo dá um pouco mais de possibilidades ao telespectador, seja por oferecer mais canais com programações específicas, seja porque o conteúdo é um pouco mais selecionado, um pouco melhor elaborado. Mesmo assim, existe uma escassez. Tanto, que é possível você assistir a um programa dezenas de vezes. Você encontra um documentário e, se ficar conectado àquele canal por muito tempo irá decorar as falas dos narradores, de tanto que assistirá ao mesmo conteúdo.
.
Já a internet é mais democratica, diversificada, pois permite que você administre aquilo que interessa. Claro que tem muito conteúdo descartável, desprezível, mas por ter uma maior variedade, tem mais possibilidades. Mas se você não encontrar um único veículo de comunicação ou site que lhe interesse, crie um blog, coloque gadgets interessantes pertinentes aos seus interesses particulares, assuma o controle do que quer ler, do que quer ouvir, de quais vídeos quer assistir. Faça de seu blog seu espelho, seja egoísta dentro dele, e coloque somente aquilo que lhe convém.
.
Contudo, este momento transitório das mídias e internet, em geral, é muito promissor. Nos faz imaginar que em pouco tempo teremos uma programação totalmente integrada, seja via computador ou smarthphone, ambos fazendo funções múltiplas.
.
Pelo fato de integram TV, escola e cursos variados, bancos, compras em geral, rádios, vídeos, fotos, jornais, vídeo-conferências, uma verdadeira viagem que permite te transportar para qualquer lugar, em qualquer idioma, sob qualquer paisagem ou trânsito caótico, sou um otimista e entusiasta das novas tecnologias disponíveis. Se imaginarmos as transformações sofridas nos últimos dez anos, podemos sim imaginar que os próximos dez anos serão ainda mais ricos em questão de conteúdo, de praticidade, de segurança.
.
Fazendo uma breve regressão, quando se iniciaram as vendas pela internet, as pessoas olharam com muita desconfiança, tanto pelo medo de não receber as mercadorias compradas, quanto pelo fato de pagar suas compras com cartão de crédito, expondo todos os seus dados e documentos pessoais numa rede em que tudo parecia incerteza.
.
Não demorou muito para que a grande maioria percebesse que se tratava de um sistema seguro, prático, e que em muitos dos casos permitia aos compradores fazerem escolhas e pagar menos por um produto, identificando lojas e marcas com preços menores e de boa qualidade. Ao mesmo tempo, em caso de dúvida sobre o produto, o serviço prestado ou a respeito da empresa, basta acessar alguns sites e se inteirar do assunto.
.
Num outro panorama, empresas que haviam inventado seu negócio de acordo com as regras do século XX, estudando formas de contato direto, face to face, junto aos clientes tiveram que desmanchar todos os seus conceitos e formas de produção, para se adequar a velocidade e exigências do século XXI. Os clientes passaram a exigir mais, a escolher mais, e a se antecipar às novas tendências e lançamentos do mercado, e cobrar isso dos fornecedores, das lojas. Afinal, alguém tem que oferecer aquilo que você deseja. Isto sem falar que as novas gerações estão cada vez mais ansiosas por novidades, produtos interativos, que não tenham apenas uma única função em específico.
.
Como disse, sou um entusiasta das novas tecnologias. E em tempos de gripe suína, fazer minhas compras e pagar minhas contas pela internet é muito mais seguro do que pegar uma fila ao lado de pessoas que eu não sei se lavaram as mãos de forma adequada, ou se carregam algum virus que, de fato, possa me contaminar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário