sexta-feira, 7 de maio de 2010

Palmeiras: um caso de péssima gestão!


Neste momento o time do Palmeiras tenta encontrar uma possível negociação para Diego Souza. De ídolo da torcida à melhor jogador do campeonato brasileiro de 2009, o jogador agora se torna o novo alvo da diretoria, como forma de resolver os problemas que o time tem no momento.
.
Na verdade, fica nítido que o time passa por um período de péssima administração. A incompetência dos diretores termina muitas vezes em atos impensados e arrogantes, quando tentam demonstrar autoridade e poder, mas na verdade demonstram o quanto não estão preparados para lidar com uma administração profissional no esporte.
.
Depois de tentarem montar um time com jogadores de expressão, contrataram o técnico Vanderley Luxemburgo a preço de ouro. O técnico que outrora havia se tornado um grande vencedor no clube, chegou com grandes expectativas, no ano de 2008.
.
Em 2009 as coisas não estavam saindo como o planejado; um incidente envolvendo o atacante Keirrison e o técnico terminaram por demitir Luxemburgo, enquanto que o atacante seguiu pra Europa.
.
Naquele momento a direção do time já demonstrava que não tinha capacidade administrativa. Então vieram momentos de indecisão, a fase do interino técnico Jorginho, e em seguida a contratação de Muricy para comandar o clube, na expectativa de ser campeão brasileiro.
.
Junto do novo técnico, uma grande promessa de gols, Vagner Love, repatriado da Rússia. Uma negociação já tentada há muito tempo. Mas novamente as coisas não aconteceram como o planejado. Para alguns jogadores considerados mais importantes no time, foi concedido aumento de salário, ou ao menos uma promessa para tal. Com uma folha de pagamentos inflada, o time mergulhou em dívidas, tudo para tentar um título e justificar contratações e gastos milhonários.
.
Pouco tempo depois, as divergências e incompetências começaram a afetar o time. De principal candidato a campeão, o time estranhamente passou a jogar mal, e percebia-se que a situação interna não era das melhores.
.
E pra esquentar ainda mais os nervos, uma briga em campo entre o atacante Obina e o zagueiro Maurício, ambos do Palmeiras, fez com que a equipe, precipitadamente, demitisse os dois jogadores imediatamente. Ao invés de tentar criar um ambiente menos hostil, a diretoria terminou por enterrar os animados ânimos do time. Este ato apenas revelou o clima em que estavam vivendo todos.
.
E como numa avalanche de erros e decepções, o time que mais havia liderado a competição ao longo do campeonato, passou a sofrer derrotas e não conseguia mais do que empates. De líder, foi despencando e se tornando um time fraco e abatido.
.
No fim das contas, a decepção final: nada de campeonato; e, pra dar um ingrediente novo a história, o velho boato de que o Palmeiras não pagava os salários em dia. Logo a torcida se manifestou contra tudo que estava acontecendo, e o ambiente piorou.
.
Novamente problemas, uma suposta agressão e ameaça por parte da torcida ao atacante Vagner Love fez com que o jogador dissesse que não tinha mais ânimo para continuar no clube. Precocemente, ele pediu para ser liberado do time para ir jogar no Flamengo. A diretoria palmeirense o liberou, e os rubro-negros agradeceram muito. Lá, ao lado do jogador Adriano, o atacante tem feito gols em quase todas as partidas, e parece estar muito satisfeito.
.
Desconfia-se que o que fez Vagner Love sair do Palmeiras foi a falta de dinheiro para honrar os pagamentos dos seus salários. A história da agressão e tal, talvez tenha até acontecido, mas nao foi o que determinou o desanimo do atacante em continuar no Parque Antártica. Tanto que, Vagner Love ao deixar o clube para ir para o time da Gávea, "abriu mão de dívidas que o clube alvi-verde tinha com ele".
.
Provavelmente o mesmo esteja acontecendo com Diego Souza no momento. Semana passada, o presidente do clube teve sua prestação de contas reprovada. Ao mesmo tempo, sabemos que Diego é o jogador mais valioso do time, e o que tem um dos maiores salários. Logo, se livrar dele pode resolver alguns problemas imediatos, além de colocar algum dinheiro nos cofres do clube.
.
Também se sabe que o time está com os pagamentos dos salários atrasados, e também é possível constatar que a atual administração tem o hábito de gastar demais, e depois encontra dificuldades em honrar o que assumiu, nos prazos em que assumiu. E não dá pra aceitar a desculpa que em todo clube é assim. É muito simples, é necessário gastar aquilo que está disponível para se gastar, e não fazer atos impensados, que muitas vezes são feitos para mascarar outros tipos de atos.
.
Provavelmente, esta sucessiva seqüência de erros administrativos está cada vez mais prejudicando o time, que não deverá fazer um bom campeonato brasileiro. Acho que o atual presidente deveria entregar o cargo, e uma nova diretoria deveria ser formada; a administração do time deveria ir para as mãos de profissionais experientes, e o atual técnico deveria ser substituído por alguém que já tenha comandado um time de futebol do tamanho do Palmeiras.
.
É lamentável observar o que está acontecendo, ver o declínio de um time que bem poderia estar conquistando títulos, ou, pelo menos, ser competitivo. A péssima gestão do Palmeiras poderá trazer surpresas ainda mais desagradáveis. O tempo irá nos mostrar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário