terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Minha Lista de Melhores Filmes dos Anos 1990.

Estou pesquisando no baú das minhas memórias os melhores filmes que vi, ou os que mais gostei. Tentei levar em consideração o que me agradou, inicialmente; em seguida, a qualidade técnica, como o roteiro, a direção, o elenco, sua importância para o cinema.

Daí, resolvi colocar em primeiro plano os 05 filmes mais interessantes dos anos 1990. Vou escrever um breve comentário sobre cada um deles, porém, como vou escrevendo aos poucos, vou já apresentando os nomes. As fotos aqui postadas são pôsters originais de lançamento dos filmes.

Seria difícil e pretencioso pra mim definir qual seria o melhor, então seguirei uma linha cronológica crescente. Meu primeiro filme da lista é Os Bons Companheiros. Lançado em 1990, e com direção de Martin Scorsese, este excelente filme figura no primeiro lugar da minha seleção. A reconstrução da história da máfia, baseada em fatos reais permite uma viagem cinematográfica com interpretações de altíssima qualidade, a começar pelo Robert De Niro.


A seguir, em minha seleção, está aquele que considero o filme mais importante do cinema dos anos 1990. Lançado em 1994, tem a direção de Quentin Tarantino, é vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, e a sua genealidade, pra mim, está em sua narrativa entrecortada em três histórias que se confundem e se completam numa lógica temporal fragmentada e distorcida, e num espaço delimitado, que são peças-chave para o desenvolvimento da trama.

Em terceiro lugar, vem o filme Cassino, lançado em 1995, também com direção de Martin Scorsese. Ainda retratando a história da máfia, este filme caminha para a legalidade dos cassinos, e remonta a vida de Frank Rosenthal, homem forte do mundo dos jogos. Conta com elenco e equipe técnica semelhante ao filme Os Bons Companheiros, acrescidos da bela Sharon Stone interpretando uma prostituta melancólica e confusa que se casa com Frank.

Lançado em 1997, Jackie Brown é, para mim, a história mais interessante dirigida por Quentin Tarantino. É para mim um dos melhor filme realizado nos anos 1990, filmografia obrigatória para quem gosta de um bom filme, um bom entretenimento, mas que exige qualidade e inteligência. Acredito que aqui Tarantino tenha aprimorado elementos que começou a desenvolver desde as filmagens de Pulp Fiction, talvez demonstrando seu amadurecimento cinematográfico, claro, em altíssimo estilo. A trilha sonora é uma fascinação à parte.

Lançado em 1999 e dirigido por Sam Mendes, Beleza Americana faturou 05 Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme, sendo o grande vencedor dos prêmios de cinema do ano seguinte. Acredito que tudo neste filme seja grandioso. A sua visão de mundo apresentada para o século XXI, as interpretações de Kevin Spacey e Annette Bening, o roteiro - que vai caminhando gradativamente, a direção segura, a fotografia nebulosa e envolvente, a comédia sutil e sarcástica em algumas cenas - principalmente em Kevin Spacey, o romance juvenil e o desejo sexual, o drama e a tragédia que fecham esta obra. Talvez os prêmios do filme já o fizessem grande o suficiente para colocá-lo na lista dos melhores filmes de todos os tempos. Contudo, acredito que a leitura do mundo pós-moderno que o filme apresenta, como a crise imobiliária norte-americana, o desemprego, o impacto avassalador da globalização no modo de vida americano que o mundo viria a importar, o consumo das drogas, a necessidade do sexo e do status, e a realização pessoal através da conquista profissional, tudo fervido num só caldeirão, fazem deste filme uma obra atemporal, mortal, única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário