segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Palmeiras 2011: Futebol Brasileiro 2011...

Estádio do Maracanã, palco da provável final da copa do mundo de 2014

Bom, sempre gostei muito de futebol, sempre admirei ver futebol, independente do time, do país, do campeonato. Mas, ano após ano, tenho acompanhado cada vez menos, gostado cada vez menos, e me decepcionado cada vez mais.
.
E, na verdade, também não tenho interesse em escrever sobre isso, até porque tem gente demais escrevendo sobre futebol, e na maioria das vezes são textos mentirosos, especuladores, com apelos desesperados para conseguir leitor. São centenas de blogs espalhados por diversos sites de renome, que na maioria das vezes utiliza título de impacto só pra atrair a atenção do leitor, e, quando você vai ler, o conteúdo é banal, mal escrito, cheio de conversa fiada, que chega a cansar mais que a falta de qualidade que o futebol de hoje tem apresentado.
.
Na verdade, a forma do futebol de hoje não é a melhor coisa pra se assistir; mas é a forma mais rentável que já se criou em torno desse negócio-entretenimento-esporte. Hoje, qualquer contrato é milionário, seja de um jogador, seja de um preparador físico, técnico, comentarista de tv, enfim, todos ganham um gordo salário pra dizer as mesmas coisas banais, e com um futebol apresentado de nível mediano.
.
Porém, ainda insisto em algumas poucas e últimas reflexões: primeiro sobre o time do Palmeiras: é vexatório, é desastroso, é inaceitável; a administração age de forma equivocada, contratando jogadores a preços caros, sem condições de pagá-los. Depois, arruma qualquer desculpa esfarrapada para descartá-los. Além do mais, a briga interna dos dirigentes tem prejudicado demais o andamento das coisas. Foi até engraçado ver os dirigentes falarem da história do Palmeiras, que na última década não ganhou nada expressivo.
.
Mas não é nada engraçado o que está acontecendo: a "HISTÓRIA" do Palmeiras está ficando esquecida, amarelada, empoeirada. Estão destruindo o que havia de bom nisso tudo, e, com certo prazer e masoquismo, as pessoas estão conseguindo acabar com o pouco que sobrou. Se não acordarem logo, vão ver a história cada vez mais distante, cada vez mais refletida no século anterior.
.
Tudo bem que para a maioria dos times está difícil, mas, convenhamos, essa diretoria tem agido de forma incapaz. Incapaz de trazer títulos, de trazer profissionalismo. Claro que Ronaldinho Gaúcho não é maior que nenhum time; mas os dirigentes também não são. Claro que nem sempre esses investimentos trazem retorno dentro de campo. Por exemplo, o Corinthians fez uma boa jogada de marketing ao contratar Ronaldo Fenômeno, que sempre foi e sempre vai ser um dos melhores jogadores de todos os tempos, mas, além do marketing, os títulos esperados não vieram.
.
Ou seja, nem sempre essas especulações milionárias trazem resultado. O que está faltando aos grandes times de futebol do país é apresentar revelações que realmente causem impacto. Como foi o caso do Santos, com Neymar, Robinho, Diego. No ritmo em que andam as coisas, a própria seleção brasileira enfraquecerá, pois os medalhões já não produzem mais o que deveriam, e os jogadores mais novos foram os que fizeram uma copa do mundo, no ano passado, apenas mediana. Não poderemos cobrar muito da seleção em 2014.
.
Existe um bom momento aí, que é o do profissionalismo do futebol, envolvendo contratos jamais fechados antes, com cifras jamais praticadas antes. O que emperra as coisas é a falta de profissionalismo, falta de visão, falta de conhecimento administrativo. São especuladores que administram as coisas hoje; com todo o dinheiro investido, muitos jogadores poderiam ser formados para jogar em alto nível. Ao invés disso, colocam dinheiro novo em panela velha. É cansativo, lamentavel, perda de tempo.
.
Poderíamos ter o melhor futebol do mundo, mas não temos, não teremos, e, o pior de tudo, é que achamos que somos muito bons. Os outros ganham por conta do acaso, por conta das brincadeiras da vida. Nós? Nós perdemos porque deixamos, porque não queremos ser sempre vencedores, porque senão não teria graça. É verdade!!! O campeonato brasileiro é o melhor do mundo, e o campeonato paulista o torneio mais disputado. Essas piadas se tornaram sem graça pra mim...